TRABALHO PROPOSTO NA UNIDADE 10 TP3
A UNIDADE 10 foi planejada da seguinte maneira:
Primeiramente foi entregue aos alunos alguns exemplares do jornal A Notícia, para que fizessem uma leitura e a exploração dos diferentes gêneros ali presente. Por opção da turma, foram escolhidos e divididos em equipes os gêneros “Classificados” e “horóscopo” para serem elaboradas suas produções textuais.
A turma ficou em dúvida por qual gênero escolher, pois o jornal lhes oferece muitas opções de diferentes gêneros textuais que podem ser colocados em prática em sala de aula.
Além do desenvolvimento dos gêneros citados acima a turma empolgada com a exploração do mesmo optou por trabalhar algo relacionado ao Meio Ambiente, visto que encontraram várias leituras relacionadas a este assunto, foi então que resolveram desenvolver este tema em forma de Poesia.
Com relação a estes gêneros trabalhados criaram-se os aspectos positivos a turma demonstrou muito interesse pelas atividades propostas e desenvolvidas, além de ser algo divertido, isso se tornou ainda mais interessante pelo fato dos alunos já terem acesso ao jornal, assim facilitando melhor compreensão para a elaboração das atividades que foram colocadas em prática pelos mesmos em sala de aula.
Em relação à avaliação percebemos que nossos objetivos foram alcançados, pelo fato de os alunos terem apreciados e escolhidos os gêneros a ser trabalhados, utilizando as estratégias de produção textual proposta pelo Gestar II.
Neste momento tivemos a oportunidade de discutir essa prática pedagógica com o coordenador, formador e cursistas sendo que essa transposição didática foi de suma importância, onde os alunos puderam expor suas idéias e também houve ampliação do conhecimento por parte de todos os envolvidos.
PLANO DE AULA / UNIDADE 10 pág 193
TEMA: Retratos da Vida de um Trabalhador
CONTEÚDO
· Versos de uma canção (Bom Dia_ de Gilberto Gil e Nana Caymmi).
OFICINA / UNIDADE 10
AVANÇANDO NA PRÁTICA
· Primeiramente, colocar a canção para a turma ouvir;
· Após, distribuir para cada aluno, uma cópia da canção com lacunas onde serão preenchidas;
· Os alunos deverão atentamente ouvir novamente a música, para possível preenchimento das lacunas;
· Retomar com a conferência na lousa das palavras completadas pelos alunos;
· Em seguida, já com a canção completa, partir para a oralidade, instigá-los a cantarem todos juntos;
· Depois disso, explorar de maneira mais profunda este gênero textual. Além de destacar a idéia principal, as quais estão voltadas a vida de um trabalhador;
· Para finalizar, cada aluno fará um breve comentário da canção comparando com situações vividas diariamente com seus familiares.
OBJETIVOS
· Organizar as idéias de um gênero textual (música);
· Relacionar a letra da música com o cotidiano;
· Distinguir o gênero textual (música);
AVALIAÇÃO:
Esta atividade proporciona ao aluno desenvolver suas habilidades de comunicação e expressão, além de estabelecer ao grupo seu conhecimento individual deste gênero textual, a música também proporciona uma aula diferenciada tendo em vista que normalmente é utilizado apenas o livro e apostila, dificilmente a musicalidade está presente nos planejamentos de aula.
(Professores Cursistas: Camila, Danielli e Marina.
quinta-feira, 18 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
professora estamos trabalhando...
ResponderExcluirespero seu comentário...
abraços.
Beatriz