sexta-feira, 14 de agosto de 2009

OFICINA TP5

OFICINA GESTAR II 12/08/09


Um redator escrupuloso, a cada frase que escrever fará pelo menos quatro perguntas a si mesmo:

- O que estou querendo dizer?
- Que palavras vão expressar melhor minha idéia?
- Que imagem tornará essa idéia mais clara?
- Essa imagem é suficiente, original para provocar algum efeito?

Depois ele perguntará mais duas coisas.

Dá para escutar?
Não há nada ruim para cortar?
George Orwrlb.




Na produção de todo e qualquer texto devem-se levar em conta, os princípios e as regras da língua. O português, por exemplo, nem sempre apresenta regras simples, embora essas sejam necessárias para um texto bem estruturado e claro.
Muitas vezes, o processo de criação textual acaba ignorando detalhes que podem comprometer todo o texto produzido. Às vezes boas idéias acabam por passar despercebida, simplesmente porque a forma de exprimi-las não atingiu os leitores. Ou, ainda, muitos textos trazem regras gramaticais corretamente aplicadas, mas as frases parecem vazias, sem sentido algum.
Assim, a reescritura, torna-se imprescindível, garantindo clareza e coerência de um texto.


Nesta oficina 10 unidade 20

Trabalhamos com a coesão textual e suas relações.
Sabemos que esta, está voltada para o desenvolvimento textual propriamente dito, ora através da manutenção temática – emprego das palavras do mesmo campo semântico – ora por meio da progressão temática - trata-se da satisfação de compromissos textuais anteriores ou por meio de acréscimos ao texto.
Após a socialização das atividades feitas pelos professores, fizemos a atividade da pagina 258 do TP5 um jeito lúdico de trabalhar, uma atividade envolvente.
As professoras cursistas adoraram fazer esse trabalho. Foram criativas , e logo pensaram em seus alunos, o prazer que sentiriam em realizar essa atividade também.


Ainda trabalhamos com o livro AAA5 página 95/96/97.
Analisar a construção da coerência em textos.
Foi uma atividade engraçada e curiosa, após essa produção textual , refletimos sobre a incoerência das respostas em relação a parte B da atividade.

Esse trabalho foi muito valioso, pois, quanto mais lermos e corrigirmos um texto, mais entendemos, mais questionamos e mais ficamos atentos, e assim, construímos um banco de dados teórico que será acionado, consultado e alimentado naturalmente a cada trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário