sexta-feira, 18 de setembro de 2009

TP 6 REVISÃO E EDIÇÃO

Cursistas fazendo exercício de revisão.

REVISÃO TEXTUAL CLAREZA E COERÊNCIA


Na produção textual de todo e qualquer texto devem-se levar em conta, os princípios e as regras da língua.
Muitas vezes, o processo de criação textual acaba ignorando detalhes que podem comprometer todo o texto produzido. Assim, a revisão gramatical torna-se imprescindível, garantindo a clareza e a coerência.
A revisão gramatical atenta para as variações lingüísticas, sejam elas regionais, especificas de uma época, de umas faixas etárias, ou representativas de determinada área do conhecimento, com seu vocabulário próprio. Ou seja, as regras gramaticais são validas para todas as formas de expressão, mas também devem estar coerentes no texto produzido, de acordo com as características próprias dele.
A forma não deve ser o único aspecto levado em conta num determinado texto, mas seu conjunto. Às vezes boas idéias acabam por passarem despercebidas, simplesmente porque a forma de exprimi-las não atingiu os leitores. Ou, ainda, muitos textos trazem as regras gramaticais corretamente aplicadas, mas as frases parecem vazias, sem sentido algum. Assim a revisão gramatical faz com o texto fique bem estruturado e coerente com sua função.


Na unidade 23 do TP 6 trabalhamos respondendo os exercícios propostos leitura de referência e também os professores fizeram o seguinte exercício de revisão ;

REVISE O TEXTO DADO, NÃO REESCREVA.

A foto que ilustra a nossa capa é de autoria de Valdir Fachin nascido em 1964 na cidade de Ijuí-RS.É fotógrafo profissional desde 1971. Autodidata, tendo freqüentado diversos cursos de profissionalização em fotografia em São Paulo. Especializou-se no ramo de fotografia publicitária.

O BONSAI que ilustra Nossa Capa é uma arte milenar criada na China e posteriormente desenvolvida pelos japoneses. Seu cultivo requer paciência. Significa literalmente “árvore que cresce na bandeja”. A árvore que ilustra a capa é um ULMUS CHINES, tem 30 anos de idade originária da China. É a segunda geração que a cria ROGERIO VICENTE GIACOMAZZI natural de Chapecó-SC coleciona pesquisa, desenvolve e cultiva a arte do bonsai a mais de 16 anos. Conheceu e se apaixonou em Curitiba – PR aonde estudou sua adolescência. Desde então dedica grande parte de seu tempo para esta maravilhosa arte em Chapecó – SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário